Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto “Conectando Sociobiodiversidade, Biodiversidade e Carbono Azul” do DSE é Aprovado na SinBiose | CCEN UFPB
conteúdo

Notícias

Projeto “Conectando Sociobiodiversidade, Biodiversidade e Carbono Azul” do DSE é Aprovado na SinBiose | CCEN UFPB

por Ana Magyar publicado: 06/01/2026 08h27, última modificação: 06/01/2026 08h28

O Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE), divulga a aprovação do projeto “Conectando Sociobiodiversidade, Biodiversidade e Carbono Azul”, submetido pelo professor Pablo Riul. A iniciativa foi selecionada na chamada pública do Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose), do CNPq.

O projeto terá o financiamento de R$ 696.400,00 e execução em 36 meses, com apoio do CNPq e do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ele reúne uma equipe multidisciplinar de 22 pesquisadores de 14 instituições brasileiras (FURG, MMA, UERJ, UFBA, UFES, UFC, UFPA, UFPB, UFPR, UFRGS, UFSC, UNESP, UPE, USP) e duas estrangeiras (Smithsonian Environmental Research Center – EUA e Trinity College Dublin – Irlanda). A composição atende integralmente aos critérios do edital, que priorizam diversidade de gênero, faixas etárias e regiões de atuação, promovendo uma abordagem colaborativa e inclusiva.

A proposta foca nos ecossistemas de carbono azul – manguezais, marismas e pradarias de gramas marinhas –, ambientes costeiros com alto potencial de sequestro de carbono orgânico, essenciais para mitigar as mudanças climáticas. O objetivo central é reunir, sintetizar e disponibilizar toda a informação científica disponível para subsidiar tomadores de decisão em políticas públicas.

SinBiose, iniciativa de ponta do CNPq, visa criar uma estrutura nacional de pesquisa baseada em síntese científica, inspirada em modelos internacionais como o Synthesis Centre (sDiv) da Alemanha. Trata-se de uma das competições mais acirradas do país, voltada à geração de conhecimento estratégico para a conservação ambiental e o combate às mudanças climáticas.

Além de avançar o conhecimento científico, o projeto fortalece a interface ciência-política, alinhando-se a compromissos nacionais como as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e políticas como o ProManguezal. Assim, contribui diretamente para as metas climáticas do Brasil e a proteção de ecossistemas costeiros, beneficiando a sociobiodiversidade e comunidades locais.

Fonte: Portal da UFPB

Assessoria de Comunicação-CCEN|UFPB
Fones: (83) 3216-7431 | 98108-5251