Você está aqui: Página Inicial > Programas > PET > Notícias > Vagas para Cursinho Pré-universitário gratuito - PET/Conexões de Saberes "Acesso e Permanência do Jovem de Origem Popular à Universidade"

O Grupo PET/Conexões de Saberes disponibiliza 60 vagas em Cursinho pré-universitário gratuito destinadas a alunos egressos do Ensino Médio provenientes de escolas públicas e alunos de bolsa integral em instituições de ensino particular.
publicado: 02/02/2017 13h32, última modificação: 02/02/2017 13h32

O Grupo PET/Conexões de Saberes "Acesso e Permanência do Jovem de Origem Popular à Universidade" lança o edital 02/2017 para o preenchimento de 60 vagas no Cursinho Pré-universitário. Poderão se inscrever os estudantes egressos do Ensino Médio provenientes de escolas públicas e/ou alunos que cursaram o Ensino Médio da rede privada com bolsa integral.

A iniciativa destaca a realização do Curso Pré-universitário gratuito para os jovens de comunidades populares urbanas, prioritariamente negros, como possibilidade de acesso à Universidade e, também, a oportunidade de permanência de jovens universitários oriundos da mesma territorialidade, colocando-se como uma ação afirmativa cujos critérios adotados são a etnicidade e a questão social. Ela justifica-se pela imensa carência que a camada jovem da população proveniente de famílias de baixa renda do Estado da Paraíba tem no que se refere ao acesso ao ensino superior público. Os jovens negros emergentes de classes populares estão em sua maioria fora da Universidade. Portanto, apesar desta atividade não atender unicamente as populações negras, estas serão o alvo prioritário.

Com esta atividade busca-se estabelecer instrumentos efetivos para implementação de políticas públicas que promovam cada vez mais o ingresso, a permanência e a qualificação de jovens de famílias de baixa renda na educação de nível superior em Universidades Públicas, proporcionando, assim, maiores oportunidades de acesso ao mundo do trabalho e ao desenvolvimento econômico, tecnológico, cultural e social do país.

As inscrições serão realizadas  do dia 10 ao dia 17 de fevereiro, de segunda a sexta,  das 18h às 20h, no ambiente 34, Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba- Tel.: (83) 3216 – 7446.

Para saber como participar, acesse o edital 02/2017 Cursinho Pré-universitário