Você está aqui: Página Inicial > Programas > RP > Menu > Residência Pedagógica na UFPB

Residência Pedagógica na UFPB

por danielrocha publicado 06/01/2017 09h05, última modificação 08/03/2021 09h46
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP

O Programa de Residência Pedagógica – PRP é uma ação do governo federal, com a operacionalização da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), que visa contribuir para a melhoria da formação inicial de professores. O PRP integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo estimular a formação prática de professores, por meio da imersão do estudante de licenciatura em escolas de educação básica, a partir da segunda metade do percurso formativo.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participa do programa desde o ano de 2018, primeira edição do PRP. O projeto institucional é composto por 21 subprojetos, que contempla 23 cursos de licenciatura dos quatro campi da instituição. Atualmente o projeto conta com 168 residentes bolsistas e 35 voluntários que atuam em escolas de educação básica das redes estadual e municipais de Areia, Bananeiras, Conde, João Pessoa, Mamanguape e Rio Tinto, no estado da Paraíba.

QDE.

Campus III

Pedagogia - Alfabetização

Campus IV

O programa Residência Pedagógica é desenvolvido em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Assim, a UFPB organiza seus projetos institucionais em estreita articulação com a proposta pedagógica das redes de ensino que receberão os seus licenciandos nas escolas participantes.

Escolas Participantes, Residentes e Preceptores

Coordenador Institucional: Professor Dr. Paulo César Geglio - http://lattes.cnpq.br/6014136500691921