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Perguntas Frequentes

Mobilidade Acadêmica

publicado: 13/12/2016 11h47, última modificação: 11/01/2022 09h57

Programa Nacional de Mobilidade Acadêmica - Convênio Andifes

A Mobilidade Acadêmica é um programa celebrado através do Convênio Andifes entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que permite ao estudante cursar, durante determinado período, disciplinas em outras Instituições, que não seja na sua Instituição de origem, e aproveitando as disciplinas em que for aprovado.

No período em que o estudante permanecer na instituição receptora, ele estabelece um vínculo temporário e, ao fim do processo de mobilidade, retornará a sua IFES de origem para dar prosseguimento ao seu curso. Nestes termos, mobilidade acadêmica não é a mesma coisa que transferência, pois, neste último, o aluno se torna, em caráter permanente, estudante da instituição que o recebe.

E aqui segue as principais dúvidas sobre o programa:

Quais IFES estão conveniadas?

As IFES conveniadas estão listadas aqui.

Quem pode participar?

Poderá participar do Programa de Mobilidade Estudantil o aluno que cumprir os seguintes requisitos:

a) Estar regularmente matriculado em um curso de graduação;

b) Possuir Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a 7,0 (sete);

c) Ter concluído pelo menos 20% (vinte por cento) da carga horária de integralização do curso; e

d) Possuir, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

Cabe ressaltar que outras IFES poderão ter outros requisitos, além dos listados aqui.

Qual o prazo máximo para realizar a mobilidade?

O prazo máximo permitido para afastamento é de dois semestres letivos, podendo, em caráter excepcional e a critério das Instituições envolvidas, ser prorrogado por mais um semestre.

Qual o prazo máximo para solicitar a mobilidade acadêmica?

Conforme prevê o convênio, a Instituição de origem deve encaminhar o pedido de mobilidade até 31 de maio e até 31 de outubro de cada ano para os semestres letivos subsequentes. Assim, o prazo previsto não é para solicitar, e, sim, encaminhar o pedido.

Para os alunos da UFPB, o prazo para solicitar a mobilidade para outras IFES será até 30 de abril e/ou até 30 de setembro para o semestre subsequente, devendo o pedido ser protocolado na coordenação de curso.

Quais os documentos necessários?

Os candidatos (alunos da UFPB) devem apresentar os seguintes documentos:

Anexo, Clique aqui.

a) Formulário e o plano de trabalho com as disciplinas a serem cursadas na Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) anfitriã e suas equivalências na universidade de origem, devidamente preenchido e assinado; 

b) Cópia de RG e CPF;

c) Declaração informando o percentual de carga horária já integralizada no curso;

d) Histórico Escolar atualizado e autenticado pela Coordenação do Curso; e

e)Ementa das disciplinas a serem cursadas na IFES anfitriã.

Cabe ressaltar que outras IFES poderão exigir outros documentos, além dos listados aqui. Dessa forma, é importante observar os documentos listados no site da IFES receptora.

Para estudantes de outras IFES que desejem realizar a mobilidade acadêmica na UFPB, são necessários os seguintes documentos:

Anexo, Clique aqui.

a) Formulário e plano de trabalho com as disciplinas a serem cursadas na UFPB, devidamente preenchido e assinado;

b) Cópia de RG e CPF;

c) Declaração informando o percentual de carga horária já integralizada no curso;

d) Histórico Escolar atualizado e autenticado pela Coordenação do Curso;

e) Ementário das disciplinas da IFES de origem;

f) Carta de Apresentação da IFES de origem.

Sou aluno da UFPB e quero solicitar mobilidade para outra IFES. O que devo fazer?

O(a) estudante, que pretende participar de programas de mobilidade acadêmica em instituições de ensino superior nacional, deve apresentar requerimento e plano de atividades acadêmicas à coordenação do curso ao qual está vinculado, de posse da documentação exigida.

Compete ao Colegiado do Curso, ao qual se encontra vinculado o discente, analisar, homologar o plano de atividades acadêmicas e emitir parecer sobre possível aproveitamento dos componentes curriculares a serem cursados.

Uma vez homologado pelo Colegiado de curso, o processo será encaminhado para a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), e toda a documentação será enviada via e-mail para a IFES receptora.

Sou aluno de outra IFES e quero solicitar mobilidade para a UFPB. O que devo fazer?

O(a) estudante deve procurar o setor responsável pela mobilidade acadêmica em sua IFES e se informar sobre os procedimentos e prazos. O pedido deve ser instruído com os documentos exigidos pela UFPB e devidamente aprovado pela Coordenação do Curso ou Setor Competente. Uma vez aprovado, a IFES encaminhara a solicitação com os documentos e o plano de trabalho para o e-mail mobilidade@prg.ufpb.br. A PRG abre processo eletrônico e encaminhará para a coordenação de curso realizar a análise e aprovação da solicitação do(a) estudante. Um vez analisado, havendo aprovação ou não, o processo será devolvido para a PRG.

Sou aluno da UFPB e fui aprovado para realizar a mobilidade acadêmica em outra IFES. O que devo fazer?

Uma vez aprovado na IFES receptora, o(a) estudante deve se informar quais os prazos, datas e procedimentos junto a esta Instituição. A UFPB, uma vez recebendo a comunicação, encaminhará para a Coordenação de Curso registrar no perfil do(a) estudante.

Sou aluno de outra IFES e fui aprovado para realizar a mobilidade acadêmica na UFPB. O que devo fazer?

A solicitação de mobilidade acadêmica, uma vez aprovada na UFPB, será devolvida para a IFES de origem com a carta de aceite, informando os procedimentos, prazos e datas. No prazo estipulado no calendário acadêmico, o(a) estudante fará seu cadastro apresentando a documentação que foi solicitada na Subcoordenação de Admissão/PRG. A matrícula dos discentes em mobilidade acadêmica será realizada pela Coordenação do Curso definido pelo candidato, de acordo com o plano de atividades acadêmicas aprovado. O discente em mobilidade acadêmica, embora não possa solicitar a oferta, pode se matricular em turma que venha a ser oferecida nos períodos letivos especiais de férias, desde que o componente curricular integre seu plano de atividades acadêmicas.

Sou de outra IFES e vou fazer o cadastro na UFPB. Quais documentos levar?

Os documentos são: cópia legível do documento de identificação, CPF, histórico escolar e a autorização da IFES de origem.

Sou estudante da UFPB e vou realizar a mobilidade acadêmica em outra IFES. Como fica a minha situação?

A Coordenação do Curso deverá registrar a situação do discente em mobilidade acadêmica durante o período de permanência na instituição de ensino superior nacional no SIG. Assim, não perderá o vínculo com a UFPB. Se estiver retornando, o(a) estudante deverá realizar a matrícula no próximo período letivo.